quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O conceito “Oceano Azul” na prática

Produtos “sem diferenciais” insistem nos jargões clichês para tentarem agir no mercado publicitário:
   :: Design diferenciado
   :: Excelência
   :: Comprometimento
   :: Foco no cliente, e tantas outras que ouvimos da grande maioria.

Com toda a certeza esse não é o caminho para se construir uma marca que atinja seus valores. E, se você reparou, há aspas no “sem diferenciais” porque os adjetivos acima não tornam seu produto melhor do que nenhum outro no mercado. Todos os concorrentes também escrevem assim e também acham que são únicos.

Basicamente, Randazzo em sua publicação “A Criação de Mitos na Publicidade” deixa bem claro que temos a opção de vender produtos sem graça ou vender felicidade, amor, poder, auto-estima e tantas outras coisas boas.

Como você consideraria o estilo de venda dos seus produtos? Eles estão cheios de características técnicas e “diferenciais competitivos” ou emoções?

Veja só que exemplo legal para essa semana.
Câmeras GoPro.

Comunicação para a geração Y. Poucas palavras e muito áudio visual.
Não preciso dizer nada. Se a marca insistisse em dizer que sua câmera tem “x” megapixels, filma embaixo d’água, tem espaço de armazenamento de “x” megas, etc. estaria competindo no oceano vermelho. Então, que tal oferecer um ESTILO DE VIDA, ao invés de mais uma câmera de vídeo?

Wear it. Mount it. Love itTM
Be a Hero

Esses são slogan's da marca. Precisa dizer alguma coisa? Seu slogan (marca) tem de refletir o benefício emocional do uso de sua marca ou produto, não suas características técnicas.

Não importa o tamanho da sua empresa. Não importa sua verba. Guardadas as devidas proporções com relação ao como você pode investir, quando falamos de emoções abrimos um oceano azul de possibilidades para nossas marcas.


Emerson Correia Costa
Arquiteto de Marcas


Anexo: curta os vídeos da GoProTM.


3 comentários:

  1. Alguns preferem abrir um "dollynho"... outros preferem abrir a "felicidade", né?! hehe
    Muito bom o artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Guardadas as proporções dessa tal felicidade, o mecanismo é esse mesmo.

      Excluir