quarta-feira, 3 de julho de 2013

Divertimento para a vida!



Continuando em um tema que tem me ensinado muito, missão, visão e valores, hoje trarei mais um case. A marca em questão é a Heineken que, segundo a The Drinks Business, ocupa a oitava posição no ranking das 10 maiores marcas de cerveja no mundo. Um fato interessante é que ela ficou atrás da Skol que ocupa a sétima posição e à frente da Brahma que ocupa a décima posição. (fonte: http://www.thedrinksbusiness.com/2013/06/the-worlds-top-10-beer-brands/)

Olha só, duas brasileiras figurando no cenário mundial. Fato este que se deve aos altos investimentos publicitários e um trabalho de marca muito bem planejado.

Retomando, veja só que interessante os três pilares que sustentam os valores da Heineken:

Respeito pelas Pessoas, Sociedade e Planeta.
Divertimento para a vida.
Paixão pela qualidade.

Agora, veja só a estratégia global que também se firma em três pilares: (fonte: Alexis Nasard, diretor de marketing da Heineken através de uma entrevista divulgada no SITE OFICIAL DO CLUBE DE CRIAÇÃO DE SÃO PAULO – CCSP.com.br)

Comercializar a marca Heineken no maior número possível de locais.
Optar por alguns países para brigar com mais força.
Transformar marcas locais em globais.

Planejar com base nos pilares acima é interessante. Com base nisso eu reforço mais ainda que a criatividade que veremos nas campanhas abaixo não foi algo sobrenatural que brotou de mentes exercitadas na criação. Não mesmo.

Obviamente, a agência que tem a conta da Heineken possui muito mais informações estratégicas, e são essas informações que fazer com que a criatividade se aflore nas mentes.

Vamos ver coisas interessantes com base nos valores.


Divertimento para a vida.
Festival de música Lollapalooza realizado em São Paulo em 2013.


Aprecie arte com Heineken de pano de fundo. Milan Design Week 2013.


UEFA Champions League 2013. Veja só como é que se conquista sua companheira e o coração de um consumidor de sua marca.



Paixão pela qualidade.
Investimento em design e sofisticação.


Quando temos objetivos claros é muito mais fácil mensurar nossos investimentos.
Outra coisa é a emoção. Assim como trabalhei na postagem da Coca-Cola, aqui temos uma mesma estratégia. Muita semiose para construir valores. Não é cerveja, é uma “porta” que te leva para uma outra dimensão, proporcionando sensações únicas, possibilidades únicas. Não é beber uma cerveja, é se tornar um astro através da minha marca.

Agora, veja que interessante. O primeiro pilar é o que conscientiza o consumidor. A criação dessa “porta” pode causar malefícios, afinal ela está incentivando o consumo de uma bebida alcoólica que pode causar dependência química.
A tendência da publicidade no mercado das bebidas alcoólicas é seguir o caminho do cigarro, mas antes disso, a Heineken tem trabalhado com categoria no assunto.

Respeito pelas Pessoas, Sociedade e Planeta.
Resumindo a campanha abaixo: você pode ter a gata da festa terminando a balada com água na mão.



Para fechar: alguém aí ouviu falar em cerveja? Eu não. Eu ouvi falar em estilo. Só isso... :D



Curta mais campanhas no canal oficial da marca:



Emerson Correia Costa




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