Continuando em um tema que tem me ensinado muito, missão, visão e
valores, hoje trarei mais um case. A marca em questão é a Heineken que, segundo
a The Drinks Business, ocupa a oitava posição no ranking das 10 maiores marcas de
cerveja no mundo. Um fato interessante é que ela ficou atrás da Skol que ocupa
a sétima posição e à frente da Brahma que ocupa a décima posição. (fonte: http://www.thedrinksbusiness.com/2013/06/the-worlds-top-10-beer-brands/)
Olha só, duas brasileiras figurando no cenário mundial. Fato este que se deve aos altos
investimentos publicitários e um trabalho de marca muito bem planejado.
Retomando, veja só que interessante os três pilares que sustentam os
valores da Heineken:
Respeito pelas Pessoas, Sociedade e Planeta.
Divertimento para a vida.
Paixão pela qualidade.
Agora, veja só a estratégia global que também se firma em três pilares:
(fonte: Alexis Nasard, diretor de marketing da Heineken através de uma
entrevista divulgada no SITE OFICIAL DO CLUBE DE CRIAÇÃO DE SÃO PAULO – CCSP.com.br)
Comercializar a marca Heineken no maior número possível de
locais.
Optar por alguns países para brigar com mais força.
Transformar marcas locais em globais.
Planejar com base nos pilares acima é interessante. Com base nisso eu
reforço mais ainda que a criatividade que veremos nas campanhas abaixo não foi
algo sobrenatural que brotou de mentes exercitadas na criação. Não mesmo.
Obviamente, a agência que tem a conta da Heineken possui muito mais
informações estratégicas, e são essas informações que fazer com que a criatividade se aflore nas mentes.
Vamos ver coisas interessantes com base nos valores.
Divertimento para a vida.
Festival de música Lollapalooza realizado em São Paulo em 2013.
Aprecie arte com Heineken de pano de fundo. Milan Design Week 2013.
UEFA Champions League 2013. Veja só como é que se conquista sua
companheira e o coração de um consumidor de sua marca.
Paixão pela qualidade.
Investimento em design e sofisticação.
Quando temos objetivos claros é muito mais fácil mensurar nossos
investimentos.
Outra coisa é a emoção. Assim como trabalhei na postagem da Coca-Cola,
aqui temos uma mesma estratégia. Muita semiose para construir valores. Não é
cerveja, é uma “porta” que te leva para uma outra dimensão, proporcionando sensações
únicas, possibilidades únicas. Não é beber uma cerveja, é se tornar um astro
através da minha marca.
Agora, veja que interessante. O primeiro pilar é o que conscientiza o
consumidor. A criação dessa “porta” pode causar malefícios, afinal ela está
incentivando o consumo de uma bebida alcoólica que pode causar dependência
química.
A tendência da publicidade no mercado das bebidas alcoólicas é seguir o
caminho do cigarro, mas antes disso, a Heineken tem trabalhado com categoria no
assunto.
Respeito pelas Pessoas, Sociedade e Planeta.
Resumindo a campanha abaixo: você pode ter a gata da festa terminando a
balada com água na mão.
Emerson Correia Costa
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