quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prove que você não é um robô!


Contrariando a regra farei um post diferente, mas nem tampouco fora dos objetivos do blog.

O pensamento desta postagem foi elaborado e publicado nos comentários da postagem anterior "Esse carro não é para o papai!..." pela Renata Correia Costa. Uma geógrafa de 23 anos muito ligada em filosofia. Um exemplo de vida, de empenho e dedicação na profissão que escolheu. Minha irmã querida e inspiradora.

O interessante do pensamento desenvolvido por ela foi o fato de ser a base de qualquer campanha ou criação publicitária. Quando entendemos e conseguimos aplicar o conceito atingimos o ser humano no inconsciente, tendo um acesso temporário na mente dele, podendo levar coisas boas e/ou ruins.


"Hoje escutei uma professora dizer que a principal característica que faz um animal se tornar humano é a curiosidade. Logo, só somos humanos porque temos a necessidade de conhecer o desconhecido... é aí que nasce o mito, a explicação para o inexplicável, a resposta dos por quês. A nossa carapaça, ou seja, como nos mostramos para o mundo, é reflexo do nosso SER interior, e é nele que moram os mitos, ou melhor, é nele que os mitos nascem, crescem, tornam-se fortes e, por fim, são concretizados e lançados ao mundo exterior.
Quando o Homem descobriu a força do mito, foi achada a chave que pode abrir caminhos para a construção ou para a destruição. A mídia encontrou essa chave. Ela "fechou" as portas da curiosidade e "abriu" as janelas da admiração. Abrir uma porta significa ter que caminhar para dentro ou para fora, mas a janela serve para apenas olhar. Os mitos, as ideias, as atitudes são agora pré-estabelecidas. Todos pensam, agem, comem, vestem e dirigem as mesmas coisas, é claro que cada um no seu quadrado... rico de um lado, classe média do outro, e os pobres por entre as brechas... mas o fato é que não somos mais levados a refletir, apenas a comprar, fazer, ter, e por aí vai. O ser humano está deixando de ser HUMANO, está se tornando um robô pré-programado, e quem tem o código-chave é a mídia!"


Depois que ela escreveu o raciocínio acima e apertou "enviar" apareceu a seguinte mensagem: PROVE QUE VOCÊ NÃO É UM ROBÔ. Ela se assustou e pensou "na possibilidade de uma mensagem subliminar" direta para ela. Fato muito engraçado que a fez rir.

O ser humano, assim como se alimenta dia a dia para manter o corpo em perfeitas condições de saúde, também alimenta sua alma para ter perfeitas condições mentais. Vejam só algumas citações que tratam o assunto:

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome (espiritual), e quem crê em mim nunca terá sede (espitirual)." Versículo de João 6:35 - Bíblia Sagrada.

"As mitologias nos ajudam em nosso equilíbrio espiritual, moldam a nossa vida, e nutrem nossa alma". RANDAZZO, 1997, p.58.

"A força do mito e dos símbolos está na sua capacidade de romper a nossa armadura intelectual, para chegar à nossa alma." RANDAZZO, 1997, p.82.

Temos mais autores que tratam o tema, entre eles Jung e Campbell que vale uma consulta.

Se você reflete um pouco no assunto começa a entender a manipulação das massas. É interessante trazer um assunto deste à tona? Com certeza as marcas não farão isso, mas se você quer criar as melhores campanhas para as melhores marcas, com certeza o domínio deste assunto é requisito básico.

Portanto, sabendo que o ser humano precisa alimentar sua alma, então vamos oferecer a comida espiritual. Oferecendo está comida "a publicidade criadora de marcas forja um vínculo emocional entre a marca e o consumidor", segundo Randazzo (1997, p.54), ou seja, você acha que através dela tem toda a sua fome saciada. De fato ela não saciou sua fome, mas forjou a sensação.

Uma mitologia de marca de sucesso fecha "as portas da curiosidade", fazendo com  que "as janelas da admiração" sejam sua única fonte de alimento. Da janela você só recebe a informação, mas não questiona, não entra no ambiente do qual está a janela em que você é espectador e discute se está certo ou errado.

Decidir como usar esse conhecimento é responsabilidade de cada um. Podemos cultivar robôs programados para comprar, ou não. Quer ver?
Na prática, será que precisamos trocar de celular à medida que um novo modelo é lançado?
Precisamos ter mais de 250 canais à disposição em nossa TV?
A festa só fica legal mesmo se tiver a bebida alcoólica do momento?

Repare que possuindo os objetos das perguntas acima vamos nos satisfazendo interiormente. Mas, será que a satisfação é plena?

Há uma onda bem interessante do consumo consciente. Você acredita nela? Você acredita no aprecie com moderação? Claro que não acredita porque 99% de uma propaganda de bebidas alcoólicas é sobre quem você se torna com minha marca e 1%, daquele jeito que você acelera a voz e fica bem estranho, é sobre o consumo moderado.

Há estudos para se tirar as propagandas de bebidas alcoólicas da TV, assim como aconteceu com o cigarro, mas isso não acabará com a publicidade das marcas, só as obrigará a procurar um novo caminho para chegar às almas novamente.

Sabe porque o emprego dos publicitários ainda está garantido nestas condições? A publicidade não acaba, mas procura novos meios. Será que a TV continuará sendo o principal meio criação de mitos nos próximos 10 anos? Ela já não é o meio principal. As campanhas têm de ser Transmídia, senão o resultado não atinge o esperado.

Seja como for, o foco continuará sempre sendo a alma do homem e quem entende isto só precisa indicar um novo meio para acessá-la novamente.




Rezinha, gostaria de agradecer sua contribuição fantástica, minha querida irmãzinha. Eu me orgulho demais de você e sei que você vai longe. Sou seu fã!


Emerson Correia Costa

4 comentários:

  1. Eu sou sua fã!
    Muito bom o post... "viajante" hehe

    ResponderExcluir
  2. Segue devaneio para enriquecer seu belo post!
    Me lembrei de um documentário sobre o filme Star Wars, onde o tema mito é colocado como essência na construção da história. Nesse documentário, George Lucas confessa que é um discípulo de Campbell e que a saga usa dos mitos, recriando antigas histórias de uma maneira diferente.
    Há um trecho muito interessante, onde George Lucas explica o que são os mitos tratados no filme, fiz uma tradução livre aqui:
    "Os mitos tentam mostrar o seu lugar (o lugar das pessoas). Os mitos o ajudam a ter a sua própria saga de herói... a encontrar a sua individualidade e o seu lugar no mundo, mas eles também devem lembrá-lo que você faz parte de um todo... e que você deve fazer parte da comunidade e pensar no bem da comunidade acima do seu próprio bem"...

    Esse pequeno trecho me fez lembrar de várias propagandas que usam esses conceitos! e você?

    Quando vem o próximo artigo?

    Abs,
    Antonio

    ResponderExcluir
  3. Já que você perguntou se eu lembro, lá vai: ITAÚ (grande novidade). Se tem marca que entende de engajamento é esta. "O Itaú apóia suas iniciativas". Seja um herói e estaremos juntos. Claro que com taxa de juros e prazos de pagamentos, mas essa parte não precisa citar.

    Antonio, mais uma vez muito obrigado pelo apoio e participação. o próximo virá amanhã e estou querendo cutucar.

    ResponderExcluir
  4. The poker money is distributed in $1 increments through the Ignition Miles loyalty points. This submit is supplied by a third get together who might obtain compensation from the businesses whose services or products are 점보카지노 talked about. Adams tapped Ulrich because the Department of Buildings commissioner in May, four months after the beginning of his administration. Ulrich was a senior adviser to the mayor from January to his May appointment.

    ResponderExcluir